Quinta de Ramozeiros Tinto 2015
O Quinta de Ramozeiros tinto 2015 é um bom exemplo da linhagem dos tintos de Ramozeiros. É um rubi intenso e profundo na cor, em que o poder da fruta madura impressiona o nariz. Há ainda alguma esteva dentro dessa impressão. Revela na boca um corpo cheio, com fruta compotada, onde os taninos se vão progressivamente arredondando em garrafa, a madeira aparecendo breve no fim de boca. Temos assim um vinho que de dia para dia se revela sempre prometedor e surpreendente.
|
FICHA TÉCNICA
- Região
- Douro.
- Sub-região
- Cima Corgo.
- Zona de Produção
- Vacalar-Armamar.
- Área de Vinha
- 18,5Ha.
- Tipo de Solo
- Xistoso.
- Altitude da Vinha
- 300 e 350m.
- Castas
- Touriga Franca (40%), Touriga Nacional (30%), Tinta Barroca (10%), Tinta Roriz (10%), Sousão (10%).
- Vinificação
- Desengaçe total. Fermentação em lagar durante 7 dias e em cuba de inox, durante 10 dias. Envasilhamento para inox onde fez a ferm. maloláctica.
- Produção
- 30.000 LT = 40.000 garrafas de 75CL.
- Estágio
- 100% em barricas de carvalho francês de várias capacidades e idades, durante 12 meses.
- Engarrafamento
- Agosto 2016.
- Análise Físico / Química
- Teor alcoólico 13,5%.
- Curva de Envelhecimento
- Pelas características organolépticas prevê-se um envelhecimento na garrafa muito positivo durante cerca de 8 a 10 anos.
- Conservação na cave
- Humidade 70% e temperatura 14/16ºC.
- Como Servir
- Decante 1 hora antes para o vinho respirar e sirva por volta dos 16/18ºC.
- Embalagem
- Caixa de cartão de 6×750ml.
HISTÓRIA DESTE VINHO
As condições climáticas do ano agrícola influenciaram em grande medida os resultados obtidos. Foi um ano climático atípico com uma precipitação média semelhante a anos anteriores mas distribuída de forma diferente. Nem Janeiro foi o mês mais frio nem Agosto o mais quente, houve uma flutuação da temperatura e das condições climáticas, Apesar disso, ou seja da variação climática do ano, não há manifestamente razões de queixa visto que foram atingidos bons níveis de açúcar, acidez e compostos fenólicos São também de mencionar a grande atenção e o cuidado postos em todas as fases do trabalho na vinha, trabalho esse na sua maioria feito à mão, ainda o cuidado quesempre pomos na selecção no corte das uvas, o cuidado que temos em respeitar os ritmos da natureza, usando procedimentos de acordo com as regras de protecção ambiental integrada.