Sobre Nós
Ramozeiros é uma quinta familiar e tradicional, de 21 hectares, situada em Vacalar, Armamar, no Vale do Douro, no Norte de Portugal. O núcleo habitacional e a adega estão belamente entronizados em cabeço de monte, entre outros montes e vales, do qual se disfruta o monumental panorama duriense, com o rio por perto.
Em 1994, após a aquisição da propriedade , 2/3 das vinhas foram reconvertidos em patamares e demos início, na vinha e na adega, a uma abordagem monitorizada por profissionais qualificados, conciliando-se o melhor das tecnologias tradicionais e de vanguarda. E foi a qualidade excelente das uvas, por um lado, e o quase genético amor pelo vinho, por outro lado, que constituiram o mais definitivo incentivo na perspectivação da mudança para um projecto de produção e comercialização de vinho de quinta de elevada qualidade.
A maioria da área está dedicada à vinha mas há também oliveiras, amendoeiras, laranjeiras e limoeiros, pessegueiros e pereiras, figueiras, cerejeiras,as hortas,etc... E tendo em mente um projecto de agricultura sustentável, defendendo a biodiversidade endógena local, procuramos que a nossa intervenção seja o mais amiga do ambiente possível, com vista à produção de vinhos genuínos, que manifestem o carácter das castas desta região. As nossas acções regem-se, por isso, por um protocolo moral de responsabilidade e amor pela terra, pelas vinhas, pelas pessoas, pela natureza como um todo...
Fazem parte da nossa filosofia de acção os seguintes valores:
» honrar o passado da quinta e a região do Douro que amamos |
» proteger a herança natural, material e imaterial de Ramozeiros |
» gerir um projecto de viticultura e vinificação sustentáveis, assente em competência, rigor e qualidade |
» salvaguardar o carácter e a identidade particular da região e dos seus vinhos |
» viver e trabalhar com responsabilidade e respeito, autenticidade e simplicidade, alegria e amizade |
E assim nos sentimos disponíveis para trabalhar da melhor forma possível no sentido de promover a confiança e a satisfação dos nossos clientes.
Assim somos nós. Nascemos num lugar rural do distrito do Porto, no Douro Litoral. Os nossos pais, os nossos avós estavam de corpo e alma ligados à terra. E nós? As crianças que éramos então? Desde a primeira infância que tivemos uma completa proximidade dos campos, muitas vezes como testemunhas, muitas outras vezes como pequenos aprendizes das tarefas da família, fosse a sementeira do milho ou o plantio das hortaliças, etc... Colaborar, por exemplo, em pequenas tarefas ligadas ao processo da colheita das uvas era uma alegria, pisar com os nossos pés algumas dúzias de cachos dentro de uma celha grande de madeira era mesmo uma grande festa! Ajudar a avó a peneirar a farinha para cozer o pão no forno de lenha era do melhor mas ouvir o porco guinchar no dia da matança era o pior que nos podia acontecer! A verdade é que a auto-suficiência desse tempo não era uma palavra para os mais pequenos, era sempre acção, por mais pequena que fosse.
De facto, a interacção e a entreajuda familiar costumavam ser muito intensas e altamente pedagógicas e, sem dúvida alguma, permitiram o desenvolvimento de competências para lá dos diplomas académicos que vieram mais tarde, com a frequência dos diversos níveis de ensino. E houve tempo para as carreiras profissionais em Portugal e no estrangeiro, mas, entranhadas em nós, as experiências da infância mantiveram-se vivas e são hoje a grande fonte de energia que precisamos para vencer os obstáculos, que esses hão-de sempre atravessar-se no caminho...